O Banco Mundial acaba de se tornar mais um motivador de peso para a inovação colaborativa (crowdsourcing innovation). Está conclamando desenvolvedores, profissionais ou amadores, a criar novas funcionalidades com seu gigantesco banco de dados que reúne informações sobre pobreza, desigualdade, meio ambiente e outros temas relativos ao desafio do desenvolvimento.
A ideia do concurso Apps for Development é criar aplicativos e ferramentas que ajudem servidores públicos, pesquisadores e ONGs a medir o sucesso de suas ações de maneira mais precisa e a desenvolver novas soluções.
A única restrição é que os projetos se dediquem a pelo menos um dos oito objetivos do milênio. As inscrições ficam abertas até o dia 11 de janeiro, em todo o mundo, e serão aceitos softwares para computadores pessoais, celulares, tablets e smartphones. O Bird vai dsitribuir US$ 45 mil em prêmios.
Aqui, você pode navegar no banco de dados do Banco Mundial, integralmente aberto para consulta desde abril. Mais informações sobre o concurso no site do banco e no vídeo ao lado.