A organização WWF acaba de desenvolver uma ferramenta para impedir aquela impressão desnecessária, muitas vezes vítima de um clique desavisado ou do simples hábito de imprimir coisas. Trata-se de um formato específico de arquivo que não permite que o documento seja encaminhado à impressora.
Para usar o formato WWF, basta baixar e instalar um pequeno programinha. Na hora de salvar os arquivos, a opção “Save as WWF” aparecerá como uma das alternativas – o processo é parecido ao do PDF. O software também conta com versões em espanhol, françês e alemão.
Ao final de cada um dos textos salvos como WWF, é inserida uma página explicativa sobre os propósitos do novo formato. A função pode ser desativada a qualquer momento, mas serve para que os usuários de primeira viagem sejam incentivados a adotá-lo.
“Papeis são indiscriminadamente usados para imprimir documentos no mundo inteiro: páginas de websites, e-mails ou mesmo livros inteiros”, afirma a organização. Hoje, cerca de metade das árvores cortadas no mundo são destinadas à fabricação de papel.
O software é gratuito. À direita, veja o vídeo explicativo do recurso (em inglês).