O Movimento Grande Oeste Verde, composto por várias entidades da região oeste da Grande São Paulo, lançou uma petição online para que seja criado um corredor ecológico que interligaria a Reserva do Morro Grande, em Cotia, e a Serra do Japi, na região de Jundiaí. Ambas as regiões possuem significativas áreas ambientais a serem preservadas.
Segundo o texto da petição, a criação de corredores ecológicos representa uma das estratégias mais promissoras para a conservação da biodiversidade em regiões metropolitanas. Esses cinturões preservados, que ligam unidades de conservação com cobertura vegetal em estágio de regeneração, são fundamentais para a manutenção e desenvolvimento da fauna e flora local.
A petição é resultado de estudos científicos da Universidade de Campinas (UNICAMP), que comprova a viabilidade técnica do projeto. O documento final será levado ao Governador Geraldo Alckmin e aos prefeitos dos municípios da região para que o Corredor Ecológico Japi-Morro Grande saia do papel.
A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica no estado. Está em uma área de 354 km quadrados localizada numa zona de confluência entre duas formações florestais: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.
Já a Reserva Estadual do Morro Grande, a Serra do Japi pertence ao cinturão verde da capital, conceito que designa um conjunto de áreas verdes protegidas nas bordas da ocupação urbana.