Foi lendo distraidamente um gibi do Chico Bento que o coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas, teve o insight: usar o personagem para “traduzir” ao público as iniciativas em prol da conservação das águas. Segundo a CEO da ONG, Maria Cecília Wey de Brito, muitas vezes a linguagem das organizações ambientalistas pende para o tecnicismo e se torna hermética para a população. Com isso, deixa de atingir corações e mentes e perde o poder de mobilização.
Do insight até a realização de uma campanha para o público, não foi preciso muito. A Mauricio de Souza Produções comprou a ideia e uma animação ganhou o País, com exibição em 10 salas de cinema do Cinemark, 6 mil elevadores de 80 cidades (através da Elemídia), tevês em ônibus e no Metrô de São Paulo, além de outros canais, chegando até à Bolívia.
“Por meio de uma linguagem simples, o filme apresenta várias informações em apenas 30 segundos”, diz Maria Cecília. A campanha, na qual Chico Bento é apresentado como o embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, envolveu R$ 50 mil e previu veiculação durante um mês. Veja a animação abaixo.
[:en]
Foi lendo distraidamente um gibi do Chico Bento que o coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas, teve o insight: usar o personagem para “traduzir” ao público as iniciativas em prol da conservação das águas. Segundo a CEO da ONG, Maria Cecília Wey de Brito, muitas vezes a linguagem das organizações ambientalistas pende para o tecnicismo e se torna hermética para a população. Com isso, deixa de atingir corações e mentes e perde o poder de mobilização.
Do insight até a realização de uma campanha para o público, não foi preciso muito. A Mauricio de Souza Produções comprou a ideia e uma animação ganhou o País, com exibição em 10 salas de cinema do Cinemark, 6 mil elevadores de 80 cidades (através da Elemídia), tevês em ônibus e no Metrô de São Paulo, além de outros canais, chegando até à Bolívia.
“Por meio de uma linguagem simples, o filme apresenta várias informações em apenas 30 segundos”, diz Maria Cecília. A campanha, na qual Chico Bento é apresentado como o embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, envolveu R$ 50 mil e previu veiculação durante um mês. Veja a animação abaixo.