POR BRUNO TOLEDO
As empresas são parte da solução para conter a crise climática. Esta é a conclusão apresentada pelo Programa Brasileiro GHG Protocol em seu evento anual, realizado em 11 de agosto no Teatro Vivo, em São Paulo. “Muitos líderes empresariais entendem que, se quiser sucesso nos negócios hoje, é preciso ter a perspectiva da mudança climática em sua estratégia global, na gestão da sua cadeia de valor e de risco”, afirma Preeti Srivatav, diretora de estratégia da coalizão empresarial We Mean Business.
Os resultados dos membros do programa em 2014 refletem esse engajamento crescente das empresas brasileiras no esforço de mensurar, relatar e verificar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Neste ciclo, 313 inventários foram publicados, um aumento de 15% se comparado com o número de inventários divulgados no ano passado pelo GHG Protocol. Desde sua criação, em 2008, o número de membros saltou 492%, de 27 para 133 organizações, das quais fazem parte empresas, instituições financeiras, instituições de ensino e poder público.
Entre os principais números apresentados destaca-se o conjunto das emissões diretas das organizações-membro do programa em 2014: mais de 71 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2eq), que representam 7% das emissões nacionais (com base nos dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima).
“Considerando o número de organizações que estão no programa e sua representatividade no quadro nacional de emissões, podemos ver que esse grupo de empresas é expressivo e tem potencial para mudar o cenário das emissões nacionais”, diz George Magalhães, coordenador do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Os inventários estão disponíveis no Registro Público de Emissões. Mais destaques do Evento Anual podem ser conferidos no site do Programa Brasileiro GHG Protocol.
SINTONIZANDO
Por um novo modelo de educação
Neste semestre começam as aulas da décima primeira turma da disciplina eletiva Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), oferecida pelo GVces aos alunos da graduação da FGV-SP. O desafio proposto aos alunos é o de promover vivências que mobilizem, convidem e inspirem os envolvidos com educação superior a explorar a aplicação de novos modelos, princípios e perspectivas de formação para escolas de administração. Acompanhe as atividades da turma em eletivafis.com.br.
Sistema de Comércio de Emissões
A Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) apresentou em agosto um relatório que sistematiza os desafios, resultados e análises, além de trazer um balanço do primeiro ciclo operacional (março-novembro/2014) do Sistema de Comércio de Emissões. Trata-se de uma iniciativa pela qual as empresas brasileiras podem experimentar um instrumento de mercado para precificação de carbono adaptado às condições nacionais. O relatório está disponível aqui.