A obra, com autoria de Sérgio Adeodato, reúne mais de 60 vozes, entre pesquisadores, ambientalistas, empresários, lideranças sociais, gestores públicos, empreendedores de inovação e ícones da cultura manauara na música, artes plásticas, gastronomia, arquitetura e cinema. O lançamento será no dia 17 de maio, às 18h30, em Manaus
Como a maior cidade da Amazônia olha a floresta? Qual o papel da metrópole na agenda da bioeconomia e da mudança climática? Como enfrentar os desafios da desigualdade social? Essas e outras questões inspiram o debate proposto pelo livro-reportagem Manaus de Frente para a Floresta, coordenado pelo jornalista Sérgio Adeodato, com base em mais de 60 entrevistas junto a pesquisadores, ambientalistas, empresários, lideranças sociais, gestores públicos, empreendedores de inovação e ícones da cultura manauara na música, artes plásticas, gastronomia, arquitetura e cinema.
Com ênfase nas falas e depoimentos que dão vozes locais ao enfrentamento dos desafios da Amazônia, a obra tem o diferencial de enriquecer a temática do convívio cidade-floresta por meio de imagens fotográficas produzidas pelos fotojornalistas Bruno Kelly e André Pessoa, evidenciando olhares, vidas e realidades – nem sempre consideradas nas análises sobre o presente e o futuro da região, mas sob a atenção do mundo diante dos desafios socioambientais relacionados ao desmatamento.
A narrativa começa pela história da relação do lugar com a natureza desde as sociedades ancestrais no período pré-colonial, passando pelo apogeu da borracha até o modelo da Zona Franca de Manaus, agora à frente de novas perspectivas diante da floresta em pé. A expansão urbana com expressivos desafios sociais e ambientais, bem como as histórias pessoais de quem migrou da floresta ou permaneceu nela como guardião dos recursos naturais, são pontos de destaque da obra. O livro conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, além da parceria com Idesam, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Coca-Cola Brasil, Impact Hub Manaus e Página22, que hospeda o site do projeto.
Além do livro-reportagem, que abre espaços para o mundo dos coletivos urbanos de Manaus, a iniciativa abrange de forma mais ampla a realização de lives temáticas sobre bioeconomia, exposições fotográficas e ação sociocultural no bairro de baixa renda Monte das Oliveiras. Na área, jovens da comunidade são mobilizados na produção de um podcast informativo como ferramenta de reflexão e empoderamento social, sob a coordenação do professor e jornalista Maickson Serrão e do empreendedor sociocultural Rojefferson Moraes, à frente do coletivo Sou do Monte.