Encontro em São Paulo discutirá avanços na ciência, tecnologia, educação, e a melhoria na qualidade de vida das sociedades no século XXI
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) vai sediar, de 29 a 31 de agosto de 2012, o primeiro de sete encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado em novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. O tema da reunião é Ciência para o Desenvolvimento Global – da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável.
A programação será aberta em 29/8, às 17h30, pela conferência “The Role of The Network of Science Academies” (“O papel da Rede de Academias de Ciência”), de Michael Clegg, da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) e Universidade da Califórnia, Estados Unidos, com tradução simultânea.
Nos dias 30/8 e 31/8, pesquisadores científicos, gestores de ciência e inovação, representantes de universidades brasileiras, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Royal Society (Reino Unido), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e American Association for the Advancement of Science (AAAS) discutem aspectos do tema central em quatro sessões: “As diferentes facetas da ciência”; “Pensando governança da ciência e da inovação”; “Educação para a Ciência: bases para a inovação e o desenvolvimento sustentável”; e “Desafios para a ciência no século XXI”.
Os encontros preparatórios previstos serão realizados em outras seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Porto Alegre e Brasília. Em cada um deles serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência neste século, nos contextos nacional e internacional. Quatro temas serão comuns a todos: Educação em ciência, Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social, Ética na ciência e Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Ao final desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional do Rio.
A preparação, a programação temática e a coordenação da reunião estão a cargo de Comissão Executiva Nacional, composta por membros de 13 instituições do Sistema Nacional de CT&I. Este grupo tem representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), ABC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Comissão de Gestão e Estu dos Estratégicos (CGEE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Escritório da Unesco no Brasil.
Reunião Mundial
O Fórum Mundial de Ciência 2013 será organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a UNESCO, o International Council for Science (ICSU), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS),a European Academies Science Advisory Council (EASAC), a AAAS e a ABC. O Fórum tem a missão de promover o debate entre comunidade científica e sociedade.
Desde sua primeira reunião, em 2003, o Fórum é realizado a cada dois anos em Budapeste, Hungria. A indicação do Rio de Janeiro como cidade sede da edição 2013 se deve a um movimento do Governo brasileiro de iniciar, em 2009, uma série de discussões entre representantes de instituições científicas e tecnológicas do Brasil e governos da América Latina e Caribe para elaboração de uma estratégia regional para Ciência, Tecnologia e Inovação.
O principal resultado deste ciclo de encontros foi a Declaração Regional apresentada naquele ano durante a comemoração dos 10 anos de criação do Fórum. O eixo principal do documento é um plano para a solução de problemas que afetam os países envolvidos, e também a introdução do tema inclusão social nas políticas nacionais para a área.
Primeira reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência
Local:
Data: 29 a 31 de agosto de 2012
Mais informações, programação e inscrições em: www.fapesp.br/wsf2013