Para movimentar as arrecadações da Coopermiti, rede varejista de eletroeletrônicos e TerraCycle criam programa de coleta de resíduos eletrônicos
Referência nacional em reciclagem de e-lixo (lixo eletrônico) e única cooperativa especializada neste segmento em São Paulo, a Coopermiti promove recuperação, reutilização, reciclagem e comercialização de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), resultantes da desmontagem de aparelhos como computador, mouse, teclado, notebook, impressora, celular, cafeteira, entre outros. Conveniada à Prefeitura de São Paulo, possui certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e foi pioneira no Brasil a firmar parceria com órgão de gestão pública para incentivar o descarte ambientalmente correto.
Desde 2010, a Coopermiti desenvolve um trabalho de reciclagem e reutilização alinhado à educação ambiental, inclusão digital e desenvolvimento social. Abriga também um museu com acervo de equipamentos eletrônicos antigos, como computadores, telefones, celulares, máquinas de escrever, além de uma Oficina de Arte com obras feitas a partir de resíduos eletroeletrônicos. Sob os pilares do cooperativismo, ética e sustentabilidade, atua como central de triagem desses resíduos, com emprego de tecnologia e competência técnica para liderar processos de manufatura e logística reversas.
Para apoiar a cooperativa nesta missão socioambiental, a Fast Shop em parceria com a TerraCycle criou o programa “De Volta ao Ciclo”, responsável por encaminhar mais de 5 toneladas de aparelhos eletrônicos desde 2013, quando foi lançado. A rede é a primeira empresa privada a abraçar o trabalho da cooperativa e idealizou a campanha com o objetivo de aumentar as captações da Coopermiti, que opera com apenas 30% de seu potencial por falta de resíduos. O baixo índice contrasta com o estudo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), que aponta o Brasil como o país emergente que gera o maior volume anual de lixo eletrônico per capita.
Os clientes da Fast Shop são convidados a contribuir com esta iniciativa de maneira fácil, gratuita e com a garantia de que todos os equipamentos serão encaminhados à Coopermiti, basta levá-los a qualquer loja de rede no estado de São Paulo. São aceitos: HD´s, teclados, mouses, desktops, monitores CRT, monitores LCD, notebooks e netbooks.
A lista com os endereços das lojas Fast Shop do estado de São Paulo participantes do “De Volta ao Ciclo” pode ser consultada no site: http://www.fastshop.com.br/loja/rede-lojas