Evento a ser realizado no dia 22 de agosto promoverá debates sobre o posicionamento das marcas diante da emergência climática e o papel da inovação tecnológica para soluções mais sustentáveis. O Fórum será realizado pela Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, em parceria com a ONG Dia da Terra Brasil, com participação da Página22
A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, em parceria com a ONG Dia da Terra Brasil, promoverá o 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFBem 22 de agosto de 2024, das 9h às 18h. O evento será realizado na biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo, e promete uma jornada intensa de discussões sobre temas vitais para o futuro da espécie humana no planeta.
Este ano, o fórum se concentrará em questões estratégicas como o posicionamento das marcas diante da emergência climática e o papel da inovação tecnológica no desenvolvimento das soluções em bioeconomia. Desafios para a rastreabilidade de produtos e exemplos de novas tecnologias para superá-los, como o monitoramento por satélite e IA, serão alguns dos temas centrais.
Programação CCIFB
Destacando-se como um dos principais eventos do setor, o Fórum contará com palestras e painéis liderados por especialistas e autoridades de renome. Organizada pela CCIFB, a parte da manhã terá a participação de empresas que vêm se destacando em iniciativas ESG. A palestra de abertura, “As Novas Fronteiras da Bioeconomia”, será ministrada pela presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi.
Em seguida, três painéis abordarão temas como o relacionamento das marcas com a emergência climática global, tecnologias aplicadas à bioeconomia e sua interface com direitos humanos. Entre os palestrantes confirmados estão Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Mathieu Piccin, diretor de sustentabilidade da Schneider Electric; e Lina del Castillo, diretora executiva de sustentabilidade, marketing e comunicação da Veolia Brasil; Bruna Mesquita, gerente de sustentabilidade da Michelin; e Wildney Maia Mourão, gerente de empreendedorismo e negócios sustentáveis da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
“Em sua terceira edição, o Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade da CCIFB tem se consolidado como uma importante referência no Brasil sobre a inserção do setor empresarial no contexto ESG. Este ano, o evento traz uma agenda mais diversificada, com painéis sobre temas de maior relevância para quem se propõe a desenvolver e incorporar em seus negócios estratégias mais efetivas e consistentes em matéria de responsabilidade socioambiental”, diz Fernando Tabet, colíder da Comissão Bioeconomia, sócio do escritório Tabet Advogados e padrinho do Fórum.
Gastronomia sustentável
Os participantes que desejarem almoçar no evento terão uma experiência gastronômica única. A chef Bia Goll apresentará um cardápio que reflete sua paixão por ingredientes não industrializados e práticas de agricultura urbana – o que, em suas palavras, “une técnicas ancestrais com ingredientes modernos e combinações provocativas”. Especialista em gastronomia sustentável e cultural, Bia tem vasta experiência em visitas a fazendas e sítios para pesquisa de receitas regionais.
Durante oito anos, liderou o Otto Bistrot em São Paulo, reconhecido por sua gastronomia ousada e comprometida socialmente. Atualmente, Bia atua como consultora para desenvolvimento de cardápios sustentáveis e colabora em projetos de arte alimentar de destaque internacional, sendo também uma das idealizadoras do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo.
Programação Dia da Terra Brasil
A programação da tarde será voltada às palestras organizadas pela Dia da Terra Brasil, ONG parceira do evento, que atua na redução do impacto ambiental por meio de campanhas e outras iniciativas de mobilização social. Os temas abordados trarão debates e reflexões sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental, mobilidade elétrica e construção de políticas públicas e ambientais. Entre os palestrantes confirmados estão Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; Fabio Cesnik, sócio-fundador da CQS-FV Advogados; e Adrien Pages, co-fundador e CEO da Morfo.
O painel 5, a ser moderado pela Página22, ocorrerá das 17h35 às 18h30, com o tema “Finanças Sustentáveis e Mecanismos de Incentivo e Mobilização de Recursos para Impacto Positivo”.
“Estamos muito felizes de co-realizar esse importante evento junto com a CCIFB. Este espaço de reflexão é essencial para as causas ambientais e o futuro do planeta, destacando o papel do Brasil e seu ecossistema de negócios”, diz Mozart Mesquita, fundador, vice-presidente e diretor Executivo do Dia da Terra Brasil ONG Dia da Terra Brasil. “Ser correalizadora fortalece a presença da ONG Dia da Terra no setor de sustentabilidade, amplia parcerias estratégicas e promove nossas iniciativas ambientais.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse aqui. As inscrições podem ser feitas gratuitamente (exceto para o almoço).